TRATAMENTO DE ESGOTO
Esgoto é o termo usado para as águas que, após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas. Conforme o uso predominante: comercial, industrial ou doméstico essas águas apresentarão características diferentes. No caso de Águas de Lindóia, o esgoto é basicamente doméstico.
Qual é a importância do tratamento de esgoto ?
A ETE (Estação e Tratamento de Esgotos) é responsável receber o esgoto tratado no município e dar tratamento adequado ao efluente, sendo a última etapa do sistema de esgotamento sanitário. De forma geral, um muncípio que trata seu esgoto garante mais qualidade de vida para a população!
A devolução das águas residuais ao meio ambiente deve passar por tratamento antes de ser lançada de volta ao receptor, que pode ser um rio, lago ou córrego. O esgoto não tratado prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas, ocasionando doenças como a cólera, difteria, tifo, hepatite e muitas outras. A solução é um sistema adequado de saneamento básico.
As águas residuais contêm basicamente matéria orgânica e mineral, assim como alta quantidade de bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Por tudo isso, é absolutamente necessário que exista ETE nos municípios.
Agora você poderá conhecer a ETE Barreiro, uma Estação de Tratamento com alta eficiência e garantia de atendimento aos parâmetros estabelecidos em Lei.
Atualmente, a coleta é de aproximadamente 97% de todo o esgoto gerado no município. Desse total, a ETE é responsável pelo tratamento de 30% do esgoto. Localizada no Bairro Barreiro, a ETE utiliza o Sistema de Tratamento de Lodo Ativado por Batelada, um processo de tratamento biológico e aeróbio.
Saiba como o Esgoto é tratado no SAAE:
Ao chegar à Estação, o esgoto passa pelo processo de Gradeamento a fim de retirar o material grosseiro. Logo após o gradeamento, o esgoto passa pela Caixa de Areia onde a areia ficará retida.
No tanque de Aeração , o esgoto recebe oxigênio através de aeradores. O oxigênio fornecido faz com que os microrganismos ali presentes proliferem e se alimentem da matéria orgânica do efluente. No final do processo, ocorre principalmente a formação de lodo e gás carbônico .
No reator também ocorre o processo de decantação , pois após o processo de aeração, o equipamento é desligado e inicia-se o processo de sedimentação .
No processo de Sedimentação ocorre um processo de separação: do líquido (esgoto praticamente tratado - CLARIFICADO) e do sólido (LODO).
LODO
Para que haja eficiência no processo, uma parte do lodo fica retida no tanque de aeração (para o próximo ciclo de tratamento) e o lodo excedente continua seu processo físico.
O lodo excedente é enviado para um tanque de adensamento , para a desidratação do mesmo, de forma a garantir uma melhor eficiência na etapa posterior. É importante salientar que a água retirada do lodo retorna para o início do tratamento, pois é uma água rica em nitrogênio e fósforo.
Após conclusão da etapa de adensamento, o lodo é enviado por gravidade para os leitos de secagem , perdendo água por infiltração e evaporação. Depois de seco, o lodo é acondicionado em bags e, posteriormente, enviados ao Aterro Sanitário.
CLARIFICADO
Nesta fase, o esgoto encontra-se praticamente tratado, restando ainda alguns processos.
Após a decantação, o líquido sobrenadante, é enviado para um tanque de cloração . Durante o enchimento do tanque de cloração, o Hipoclorito de Sódio (Cloro) é adicionado para haver maior contato e consequentemente, maior eficiência na desinfecção final do efluente.
Antes de ser lançado no corpo receptor, o efluente tratado passa por uma escada de aeração , que promove maior agitação do efluente e consequente aumento do oxigênio dissolvido . Isso garantirá que o efluente tratado chegue ao corpo d’água com maior qualidade.
Agora o esgoto encontra-se totalmente tratado, com todos os parâmetros atendidos e pronto para ser lançado no Córrego do Barreiro.
Ferramenta de imagem