Saiba como a água é tratada no SAAE:
Etapa 1 - Captação: A água é captada por gravidade no Reservatório Cavalinho Branco e conduzida até a ETA por uma adutora de ferro fundido.
Etapa 2 - Pré-cloração: Chegando à ETA, a água passa pela Pré-Cloração, onde recebe Hipoclorito de Sódio visando remover (oxidar) ferro, manganês e parte dos compostos orgânicos presentes na água.
Etapa 3 - Adição de Cal: Em seguida, a água recebe uma dosagem de cal (Hidróxido de Cálcio) para elevar a alcalinidade da água, visando atingir um pH ideal para a coagulação.
Etapa 4 - Adição de coagulante: A água passa pela Calha Parshall onde tem o seu volune medido. Na parshal, aplica-se o Sulfato de Alumínio Líquido como coagulante (produto químico utilizado para favorecer a formação de flocos).
Etapa 5 - Floculadores: Nestes tanques, os produtos misturados com a água vão formar os flocos - agregados de particulas formadas da sujeira presente na água.
Etapa 6 - Decantadores: Após floculada, a água é distribuída para os Decantadores; Nestes tanques os flocos se sedimentam, isto é, descem para o fundo e a água irá praticamente limpa para os filtros.
Etapa 7 - Filtros: Nos filtros, os flocos que não ficaram retidos na decantação serão eliminados. Neste processo a água já está clarificada, mas necessita de mais cuidados.
Etapa 8 - Cloração: Após a filtragem, a água recebe adição de cloro (Cloro-Gás), que elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios.
Etapa 9 - Fluoretação: Em seguida, aplica-se uma dosagem de fluor (Ácido Fluossilícico), que contribui no combate às cáries principalmente no período de formação dos dentes.
Pronto! A água já pode ser distribuída sem riscos e com garantia de qualidade para toda a cidade.
Etapa 10 - Bomba de recalque: Da ETA I, a água é bombeada através de uma adutora de ferro fundido para o Reservatório Central (com capacidade de 1000 m³).
Etapa 11 - Reservação : Para manter nossas residências sempre abastecidas, o SAAE ainda conta com reservatórios do Mirante, (500 m³), do Cruzeiro (uma de 140 m³ e outra em construção de 500 m³) e do Jaboticabal (500 m³). O SAAE também conta com outra estação de tratamento de água, a ETA II, que é responsavel pelo abastecimento de cerca de 20% do municipio, localizada no bairro do Jaboticabal.
Percebeu como é trabalhoso todo caminho que a água percorre até chegar as nossas casas? É por isso que o SAAE, preocupado em manter a qualidade da água tratada na ETA, mantém uma equipe de técnicos que coletam e analisam periodicamente a qualidade da água servida à população em diversos pontos da nossa cidade.
Quem cuida do tratamento?
São os operadores da ETA. Eles tratam e analisam a água em suas diversas fases de tratamento, garantindo assim a qualidade final do produto servido.
Então, agora que já conhecemos um pouco da nossa ETA, que tal todos nós, juntos com o SAAE, garantirmos esta qualidade, evitando desperdícios e preservando nossas nascentes, rios e águas subterraneas?